"Porque,
segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus;
Mas vejo
nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu
entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus
membros" .Romanos 7:22,23
Quando Adão em sua indiferença ouviu o convite vindo pelas mãos de Eva, deveria resistir por amor e gratidão a Deus, a motivação da obediência é amor e gratidão, nunca pode ser por medo. Pois a incumbência de Adão era governar e cuidar do jardim, então como Eva foi feita depois de tudo criado e ordenado cabia a Adão cuidar de Eva. Porém essa falta de cuidado provocou em Eva ser a porta voz do adversário. Afinal a indiferença gerou o pecado da desobediência (traição) à Deus. Mas tudo na vida se estabelece de fato real e pleno, em espirito e verdade
Verdade – é coisas, fatos, é real, visível, Tangível.
Extensão – Bíblia →a palavra escrita
O Pecado na queda de Adão atingiu o que é frágil ( Alma), o corpo é o espelho que reflete o que acontece com a alma e o espirito.
Tudo que é presente de Deus – Alma. O adversário pode mexer
Tudo que é parte de Deus – Espirito. O adversário NÃO pode mexer
Porem o corpo reflete tudo que acontecer nas duas esfera – como já dito.
Corpo - No hebraico, a palavra corpo é basar. No grego, a palavra corpo é somma. Portanto, o corpo é apenas a parte tangível, visível e temporal do homem (Lv 4.11; 1Rs 21.27; Sl 38.4; Pv 4.22; Sl 119.120; Gn 2.24; 1Co 15.47-49; 2Co 4.7). O corpo é a parte que se separa na morte física.
Alma – principio inteligente que animo o corpo no hebraico fala-se Nephesh e no novo testamento psiquê, dá o sentido literal de “respiração da vida” (Sl 107.5,9; Gn 35.18; 1Rs 17.21; Dt 12.23; Lv 17.14; Pv 14.10; Jó 16.13; Ap 2.23; Ecl 11.5; Sl 139.13-16).
Espírito - Em hebraico é Ruach e no grego pneuma. O espírito do homem não é simples sopro ou fôlego, é vida imortal (Ec 12.7; Lc 20.37; 1Co 15.53; Dn 12.2). O espírito é o princípio ativo de nossa vida espiritual. É o elemento de comunicação entre Deus e o homem. Certo autor cristão escreveu que “corpo, alma e espírito são a base real dos três elementos do homem: consciência do mundo externo, consciência própria e consciência de Deus”.
Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.
"Porque a
lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado
e da morte.
Porquanto o que era impossível à lei, visto como
estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança
da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;
Para
que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo
a carne, mas segundo o Espírito.
Porque os que são segundo a
carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o
Espírito para as coisas do Espírito." Romanos 8:1-5
Justiça - é o processo de identificação com Jesus Cristo, é SER o que fomos criados para SER.
No pecado de Adão a intimidade e lealdade a Deus foi quebra, para acontecer a remissão era necessário crer em Deus sem elementos negativos. Jesus veio ensinar-nos a viver em santidade para depois receber o Espirito Santo e assim formar a liança com Deus. A alma doente receberia o remédio, Santidade através da palavra falada e teria aliança formada pelo do Espirito Santo.
"Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade". João 4:23,24
0 comentários:
Postar um comentário
SE DESEJAR PODE DE SUGERIR ALGUM TEMA!
Os comentários são de responsabilidades de quem os escreveu, e não do site Biblizando.